Instituto em São Paulo é especializado em tratamentos pós-bariátrico

Com o passar dos últimos anos, o número de pessoas que realizaram a busca por procedimentos estéticos tornou- se cada vez mais frequente no Brasil. A busca por um “corpo ideal”, agora é um dos maiores objetivos de grande parte da sociedade, que por muitas vezes abdicam de velhos costumes com o intuito de alcançar o corpo que sempre sonhou.

Os mais conhecidos métodos utilizados para alcançar o corpo que sempre desejou, já são bem conhecidos pelas pessoas, como por exemplo, Beber mais água durante o dia, Praticar exercícios físicos, evitar alimentos ultraprocessados, Dormir de 7 a 9 horas, evitar bebidas alcoólicas, comer alimentos saudáveis e poucos calóricos, dentre outros.

No entanto, o brasileiro está se dedicando de uma forma mais rápida e prática neste processo de redução de massa corporal, este é o caso das cirurgias bariátricas. Nos últimos cinco anos foram realizadas 311.850 mil cirurgias bariátricas pelos planos de saúde e pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  Destas 252.929 cirurgias, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), foram realizadas através dos planos e 14.850 foram feitas de forma particular.

Porém, especialistas destacam que não basta apenas realizar a cirurgia, é necessário também, que haja um acompanhamento minucioso de tudo que o paciente precisa fazer para manter o peso e cuidar de sua saúde. Para isso, existem alguns institutos e clínicas especializadas neste tratamento.

Um exemplo disso é o Instituto Médico Jardins, que tem o compromisso e o objetivo de proporcionar saúde na sua integralidade, ou seja, proporcionar um estado de completo bem estar físico, mental e social.  Oferecendo aos seus pacientes acompanhamentos por uma equipe multidisciplinar de médicos e nutricionistas especializados, adotando os pilares da medicina integrativa.

O responsável pelo instituto é o médico e coordenador da equipe, Dr. Fábio Ribeiro, que é formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, o profissional também possui o título de especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB), que tem como excelência em Diagnóstico por Imagem e Ginecologia Obstetrícia.

“Após a cirurgia bariátrica e independente da técnica cirúrgica utilizada alguns pacientes apresentam reganho de peso e deficiências nutricionais decorrentes da cirurgia. por isso criamos a BariControl, que foi pensada especialmente para o acompanhamento desses pacientes pós bariátricos, a curto, médio e longo prazo, e até mesmo para os pacientes que estão planejando em realizar o procedimento”, disse o médico.

A BariControl também realiza exames de antropometria, bioimpedância, Dinamometria, exames laboratoriais, exames de imagem, ultrassonografia, Elastografia, polissonografia, dentre outros. Ela tem como o objetivo de “oferecer para os pacientes pós-bariátricos uma acompanhamento multidisciplinar visando uma melhor qualidade de vida nessa nova etapa, oferecendo um acompanhamento médico, nutricional e multidisciplinar evitando assim o reganho de peso e as deficiências nutricionais que são freqüentes após esse procedimento.”, completou o especialista.

Além disso, os estudos mostram que os pacientes que são acompanhados por equipe multidisciplinar após a cirurgia têm um maior êxito tanto na manutenção do peso corpóreo quanto no equilíbrio nutricional de vitaminas, ferro e outros oligoelementos.

Vale ressaltar que, as regras para indicação da cirurgia bariátrica e metabólica deverão mudar no Brasil, a partir de 2023. As novas diretrizes – já em discussão no Conselho Federal de Medicina (CFM) – irão ampliar os critérios de indicação do procedimento para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) a partir de 35 kg/m 2, sem a presença de qualquer doença.  A cirurgia metabólica também poderá ser indicada para pacientes com diabetes fora do controle e  IMC maior que 30.

Compartilhe

Outras matérias

Cadastre-se

e receba nossas notícias

Preencha e agende sua consulta